05/04/2017

Globo tem atitude inédita ao pedir desculpas a figurinista e punir José Mayer

05/04/2917🌐Jorge Gondim
LEO DIAS
Denúncia envolvendo Susllen Tonani e o ator foi noticiada com exclusividade aqui na coluna e tomou proporções nacionais.
Susllen Tonani e José MayerArte: O Dia Online
Tudo começou aqui. No dia 3 de março fizemos a denúncia no blog de que uma funcionária da Globo havia denunciado o ator José Mayer por assédio sexual e reportado ao departamento de Recursos Humanos da emissora. Na época, e por diversas vezes, a posição da Central Globo de Comunicação foi sempre a mesma: “Não comentamos assuntos internos”.
Mas o movimento cresceu, ganhou força e, na última quinta, às vésperas do último capítulo da novela, Su Tonani tornou pública sua denúncia no blog ‘Agora é que são elas’, da Folha de S. Paulo. O que era uma questão ‘interna’, se tornou pública. E a Globo continuava com o mesmo discurso, desaprovando qualquer atitude de acabasse com a ‘harmonia’ das relações entre funcionários e colaboradores.
No entanto, na sexta, numa atitude típica dos assediadores, José Mayer desafiou a inteligência da opinião pública e desmereceu as acusações da vítima. “Não confundam ficção com realidade”. 
Este foi o estopim que o movimento feminista precisava. No próprio domingo, as funcionárias (que começaram a se articular em um grupo de WhatsApp) definiram que terça-feira seria o dia da manifestação. Camila Pitanga e Cássia Kiss foram as primeiras do alto escalão de atrizes a aderir ao movimento.
Ciente da repercussão que o caso ganharia na mídia, a TV Globo resolveu mudar de postura. O ‘assunto interno’ havia virado externo demais.
Em uma atitude inimaginável há alguns anos, Evaristo Costa, âncora do ‘Jornal Hoje’, anunciou ao vivo e para todo o país a punição a José Mayer: “O ator foi suspenso por tempo indeterminado de todas as produções dos Estúdios Globo”. E mais: para evitar processo trabalhista, a Globo pedia, no mesmo editorial, desculpas públicas à figurinista assediada.
O dia 4 de abril de 2017 vai entrar para a história como o dia em que a maior emissora deste país decidiu agir contra qualquer tipo de assédio moral e sexual e atingiu em cheio um dos maiores galãs das nossas telenovelas.
PORTAL JORGE GONDIM
Postar um comentário

PORTAL JORGE GONDIM/Comentários/Joice Hasselmann

BLOGS PARCEIROS

Arquivo do blog